Hoje, é nítido entender que o mercado está cada vez mais dinâmico e saturado. Dito isso, é comum presumirmos que as startups e empresas digitais estejam no comando quando o assunto é procurar novas fronteiras do marketing moderno.
Por outro lado, diante de um olhar mais atento, traz uma realidade divergente: os segmentos tradicionais, cuja função é ter um conhecimento acumulado em relação aos seus clientes que, por assim dizer, estão descobrindo maneiras inéditas e eficazes de proporcionar benefícios a si próprias.
O benefício mais significativo que os segmentos tradicionais têm é o conhecimento profundo em seus clientes. Há muito tempo, essas organizações têm levantado insights valiosos em relação às suas preferências, necessidades e comportamento do público. Esse compilado de informações pode ser utilizado como uma bússola que orienta sobre a produção de estratégias de marketing personalizada.
Essa nova tendência do marketing preza pela valorização. Os consumidores, atualmente, esperam que as marcas os reconheçam como indivíduos únicos como também façam antecipação de suas necessidades e proporcionam soluções que se adequem em seus estilos de vida.
As empresas tradicionais, por exemplo, com seu desempenho em compreender o cliente, estão bem posicionadas para atender a essas expectativas, gerando campanhas que tragam um vínculo mais pessoal e fortaleça esse elo com o público.
O termo adaptar se tornou algo muito útil ao marketing atual. Ferramentas e plataformas utilizadas pelas marcas são voláteis, contudo, garante novas oportunidades para almejar e engajar os usuários. Companhias dos segmentos tradicionais estão revelando que, ao realizar a integração com a tecnologia com suas técnicas de marketing, podem promover fortes sinergias.
Por exemplo, o uso de dados proporciona aprimoramento e personalização à segmentação. Essa análise permite que empresas desobstrua insights profundos com base em informações de usuários que já possuem, sublimando campanhas para alcançar o público de interesse, com a mensagem certa para o momento certo.
No mais, adotar plataformas de mídias sociais e softwares de automação de marketing, permite às empresas a relevância, ou seja, contribui no ajuste às preferências aos canais de comunicação para um público amplo e diversificado.
Apesar dos segmentos tradicionais possuírem muitos benefícios, também enfrentam desafios como em qualquer jornada existente. Algumas empresas têm resistência a mudanças e insistem em viver de forma tradicional — o que é compreensível — porém, tais mudanças são necessárias e fornecem muitas oportunidades até como destaque no mercado.
Pensando nisso, é essencial que essas organizações promovam uma cultura de inovação, ajudando diretamente na experimentação, incentivando a adaptação para continuarem encorajadas.
Mas, não podemos deixar de mencionar sobre o equilíbrio entre o tradicional e o novo. Essas marcas não podem deixar seus valores nem identidade de lado, pois foi a partir disso que cativaram seus clientes ao longo da sua permanência no mercado.
Portanto, é necessário estar por dentro das novidades, mas usá-las de forma estratégica e responsável para enriquecer a proposta de valor existente, sem desalinhar a sua atual base de clientes.
Outra maneira de preparar sua empresa é trazer parcerias para fomentar a inovação e contribuir com que seu negócio se mantenha à frente da curva tecnológica. Assim, é possível contar com startups, universidades e outros parceiros que se adequem ao seu negócio.
Estar preparado e preparar sua equipe para a força de trabalho é essencial. Não deve apenas treiná-los, mas orientá-los sobre a cultura, adaptabilidade contínua e a inovação do seu negócio. Conforme a fronteira entre o físico e o virtual se desvanece, as habilidades digitais são indispensáveis.
Por fim, nos deparamos com a conectividade entre o mundo físico e o virtual, contudo, quando se trata de questões de segurança, isso deve ter uma pauta de extrema importância para as empresas.
É fundamental contar com a proteção de dados e infraestrutura física robusta para proteger-se contra crimes cibernéticos. Portanto, embora a fronteira entre o mundo virtual e físico esteja se desfazendo, significa grandes desafios para as empresas.
É preciso investir em tecnologias, estar adaptado à economia digital, sem deixar de focar na experiência do cliente. Sua empresa pode chegar ao sucesso quando segue essas dicas e poderá emergir mais forte do nunca no mercado físico e digital.